Pesquisa da AGM BRASIL revela desigualdade na distribuição de Guardas Municipais pelo país
Se preferir, ouça o conteúdo em aúdio:
Um estudo conduzido pela AGM BRASIL – Associação Nacional de Guardas Municipais do Brasil trouxe à tona dados alarmantes sobre a distribuição dos efetivos das Guardas Municipais nas capitais brasileiras. A pesquisa revela que, em média, há apenas um guarda municipal para cada 1.700 habitantes nas capitais, o que demonstra um déficit preocupante frente às demandas crescentes de segurança urbana.
O levantamento destaca ainda que São Paulo e Rio de Janeiro concentram 43% do total de guardas municipais que atuam nas capitais, evidenciando uma concentração regional significativa e desequilíbrios na implementação da segurança municipal em outras regiões do país.
Foto: Guardas Municipais da cidade de São Paulo.
Além da desproporção entre as cidades, os dados também evidenciam a necessidade urgente de reconhecimento institucional, investimento em efetivo e estrutura, especialmente em capitais menores, onde o número de agentes não acompanha o crescimento populacional nem os desafios urbanos.
A pesquisa, desenvolvida pela AGM BRASIL, será disponibilizada na íntegra em breve, e servirá como base para o debate público e institucional sobre o fortalecimento das Guardas Municipais como pilares da segurança cidadã.